PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é um partido democrático que tem como bandeira a construção de uma sociedade mais justa e socialista, com democracia, liberdade, respeito aos direitos humanos, aos direitos civis e a natureza. Apoia as reivindicações da classe trabalhadora, como melhores salários e o direito ao trabalho, e luta pela qualidade da educação e da saúde. Seu número eleitoral é 50.

Sua fundação ocorreu em 2004, como reflexo de discordâncias e dissidências no Partido dos Trabalhadores por conta da mudança de rumos do partido. Entre seus fundadores do PSOL estavam a senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados federais Luciana Genro (RS), Babá (PA) e João Fontes (SE), além de militantes e prestigiados intelectuais socialistas.



Com quase 700 mil assinaturas, o PSOL obteve o registro definitivo na Justiça Eleitoral, em 15 de setembro de 2005. No mesmo ano recebeu  adesões de nomes como João Alfredo, Ivan Valente, Chico Alencar, Orlando Fantazzini e Maninha, além de vários deputados estaduais, vereadores e lideranças sindicais e populares, como Plínio de Arruda Sampaio e Edmilson Rodrigues.

Desde então, o partido segue se fortalecendo e se destaca pela atuação exemplar de seus parlamentares. Em 2011, os três deputados do PSOL na Câmara – Chico Alencar, Ivan Valente e Jean Wyllys – ficaram entre os quatro mais votados no Prêmio Congresso em Foco, que anualmente avalia melhores parlamentares brasileiros. Em 2012, toda a bancada do PSOL está entre os finalistas, escolhidos pelo voto de 186 jornalistas de Brasília. O Senador Randolfe Rodrigues (AP), foi o mais novo a assumir o cargo na história e é amplamente considerado um dos mais atuantes do Congresso Nacional.