quinta-feira, 19 de julho de 2012

(In) Justiça Brasileira

Aquilo que chamamos de "Justiça" no Brasil é capaz de cometer injustiças tão grandes que chegamos a perguntar qual de fato é o papel desse poder.

O caso Aldo Santos é emblemático neste sentido. Moradia é um direito constitucional que o poder executivo não assegura e para o qual o poder judiciário fecha os olhos ( ah, a justiça é cega...). A população alijada desse direito lança mão de suas armas legítimas para garantir ou defender um direito surrupiado - é por isso que exite a luta dos trabalhadores sem teto. 

No caso ocorrido um vereador, Aldo Santos, apoiou ( ainda hoje apoia- e por isso goza da nossa confiança) a luta pelo direito à moradia. Pasmem, a Justiça, aquela que deveria proteger os direitos, quer cassar o DIREITO de Aldo Santos de candidatar-se a representante do povo - a democracia tem um limite, ela não pode acabar com ela.

Por outro lado, assistimos políticos com mandados de prisão internacional, fato que o impede de sair do país, toda hora na televisão pousando de bom moço, de grande empresário, recebendo ex-presidente e colocando seu prestígio em apoio às candidaturas.

Sabemos que justiça tem que ser feita, ela não brota do chão e nem cai com a chuva. A defesa de Aldo Santos pelos movimentos organizados, pelos ativistas de esquerda, enfim, pelos humanistas é tarefa posta para garantir que justiça seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário