terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PT E PSDB CADA VEZ MAIS IGUAIS.

Na disputa entre PT e PSDB para ver quem gerencia melhor o capitalismo brasileiro para a burguesia nacional e internacional o Partido dos Trabalhadores deu mais um largo passo rumo ao colo do capital: a privatização dos principais aeroportos do país.

Uma das armas utilizada nas eleições anteriores pelo PT contra o PSDB foi a acusação (verdadeira) de que o adversário era privatista. Hoje ainda corre na justiça ações contra privatizações realizadas pelo tucanato durante seu governo. Há também um pedido de CPI com base no recente livro publicado sobre a privatização no Governo Fernando Henrique. Depois de rodovias, pré-sal, entre outras, agora os aeroportos – o PT também é privatista!

Se não bastasse o fato de que a privatização de bens públicos é a transferência de riqueza, produzida coletivamente pelo conjunto da classe trabalhadora do país, para o particular (privado); ainda temos que suportar um processo cercado de ilicitudes, que beneficia ainda mais os entes envolvidos. Como foi construída a fortuna do homem mais rico do país? Qual a influência deste processo de privatização na multiplicação de tal fortuna? Questões que ainda esperam por respostas.

Nos anos do Regime Militar alguns senhores proprietários de empresas em crescimento foram potencializadas por estarem à sombra do coturno. Hoje, alguns ainda vivos e outros mortos, deixaram ou deixarão grandes conglomerados para seus herdeiros que vivem como donos do país e são tidos com ilibados. Fato concreto que a pobreza – não do país que realmente é rico – do povo trabalhador é o resultado dessa apropriação, ou melhor, para ficarmos no nosso tema, privatização do Estado brasileiro.

Dizia-se sobre Getúlio Vargas que era o “pai dos pobres” e “mãe dos ricos”, pois ajudava os pobres, mas era muito mais generoso para com os ricos é exatamente dessa forma que tem se comportado o PT: dá uma bolsa família para os pobres e ... “O lucro do Itaú Unibanco (ITUB4) em 2011 é o maior da história dos bancos brasileiros, segundo a consultoria Economatica.” (UOL, 07/02/12), lucro líquido de R$ 14,62 bilhões; corte de 60 bilhões no orçamento da União, para pagamento da dívida; festa dos vencedores do leilão dos aeroportos, retorno multiplicado garantido, uma vez que todos são lucrativos. Isto não é negócio, pois não há risco – é presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário